sexta-feira, 30 de março de 2012

Regionalização do Brasil.

Escola: Francisco Piccolomini  |  Série: 7ºs anos

Regionalização do Brasil.

    Por regionalização pode-se entender a divisão de um grande espaço, com critérios previamente estabelecidos, em áreas menores que passam a ser chamadas de regiões. Cada região se diferencia das outras por apresentar particularidades próprias. As regiões do Brasil são agrupamentos das unidades da federação em regiões com o propósito de ajudar as interpretações estatísticas, implantar sistemas de gestão de funções públicas de interesse comum ou orientar a aplicação de políticas públicas dos governos federal e estadual. 

Regionalização Oficial - IBGE.


Imagem 1. Mapa das regiões oficiais do Brasil.

    O Brasil é um país com enorme extensão territorial: apresenta área de 8.514.876 Km2, sendo seu território dividido em Regiões. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é o órgão responsável pela divisão regional do território brasileiro. Para reunir estados em uma mesma região são utilizados critérios como semelhanças nos aspectos físicos, humanos, culturais, sociais e econômicos.
     Muitas divisões regionais do território brasileiro já foram estabelecidas ao longo da história, atualmente está em vigor a divisão estabelecida no ano de 1970, que é composta por cinco Regiões: Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sul e Sudeste.

Regiões Geoeconômicas - Complexos Regionais.

 Imagem 2. Mapa dos Complexos Regionais.

    Há outra forma de regionalização não-oficial criada por especialistas em geografia, na qual o Brasil é dividido em três complexos geoeconômicos, chamados de Amazônia, Nordeste e Centro-Sul. Essas regiões não se baseiam em fronteiras mas mas aspectos histórico-econômicos. Um exemplo de divisão informal e científica do Brasil é a divisão em Complexos Geoeconômicos Regionais. Contemplando as características econômicas do território, inclusive os processos históricos que marcaram sua apropriação, o geógrafo brasileiro Pedro Pinchas Geiger elaborou uma divisão que não obedece aos limites dos estados do Brasil.

Regiões segundo Milton Santos

Imagem 3. Região segundo Milton Santos.

    Existe ainda a regionalização proposta pelo geógrafo Milton Santos, baseada na diferenciação pelo meio técnico-científico-informacional, que divide o país em quatro regiões. Essa regionalização nasceu como resultado de quinze anos de pesquisa do cientista.

5 comentários:

  1. Professor Professor!Tive uma ideia:
    FAÇA UMA PERGUNTA PARA A RAISSA SOBRE ISSO!
    ha ha ha ha :D

    ResponderExcluir
  2. Me ajudou muito mesmo!!! muito boom. :)

    ResponderExcluir
  3. Enriqueceu meu conhecimento sobre o assunto. Obrigada!

    ResponderExcluir